Visualizar dois livros ou duas folhas em simultâneo no Excel (com vídeo)

Visualizar janelas em simultâneo

Resumo

O Excel permite visualizar vários livros ou folhas do mesmo livro em janelas diferentes no mesmo ecrã em simultâneo de forma rápida e simples.

Folhas lado a lado

Folhas alinhadas verticalmente

Começamos com um ficheiro com mais do que uma folha (sheets). Para o nosso exemplo, criamos um ficheiro teste com a "Folha 1" e a "Folha 2".

Ficheiro com 2 folhas ou mais

Com o ficheiro aberto, abre Ver no friso superior e no grupo Janela seleciona Nova Janela. Este passo é o que nos permite ter duas janelas com folhas diferentes do mesmo ficheiro abertas ao mesmo tempo.

Nova janela

Clicando em Dispor Todas vemos as opções existentes: mosaico, horizontal, vertical e cascata. A opção vertical, pelo formato rectangular dos monitores, é haitualmente a forma mais prática de dispor as janelas.

Dispor todas

Em mosaico // alinha as janelas em formato de mosaico (tiled)

Alinhamento em mosaico

Na horizontal // janelas alinhadas uma por cima da outra

Alinhamento horizontal

Na vertical // janelas lado a lado verticalmente

Alinhamento vertical

Em cascata // janelas sobrepostas deixando a barra visível

Alinhamento em cascata

Janelas do livro ativo

A selecção "Janelas do livro ativo" permite-nos indicar ao Excel, caso tenhamos outros ficheiros abertos, que apenas queremos ver as janelas das Folhas (que abrimos acima no passo 2) do livro activo ignorando os outros livros abertos.

Se não selecionarmos esta opção, o Excel fará a disposição de todas as janelas existentes. Como vemos no exemplo abaixo, em que estão dispostas as Folhas 1 e 2 do Livro 1 e a janela do Livro 2 (que abrimos entretanto para demonstrar) e que o Excel também considera na disposição de janelas.

Janelas do livro activo

Livros lado a lado

Para ver janelas de livros lado a lado, o passo 2 (Nova Janela) do processo para as folhas não é necessário. Os livros abertos são por si janelas diferentes. Podemos trabalhar com mais do que duas janelas e ajustar ao que precisemos tendo em conta o tamanho do ecrã com que trabalhamos. Para o nosso exemplo criamos outros dois livros de exemplo para demonstrar o alinhamento das janelas feito pelo Excel.

Livros lado a lado

E é assim que podemos alinhar várias janelas que se adaptem ao trabalho que precisamos de executar permitindo visualizar em simultâneo folhas e/ou livros diferentes sem ter que andar a saltar de janela em janela. Segue a ligação para veres o vídeo onde aplicamos a funcionalidade de visualizar em simultâneo.
Artigo anterior Artigo seguinte
Sem comentários
Comentar
url comentário

Pesquisa Google