Inverter ordem de dados em coluna com INDIRECT, COUNTA e ROW (com vídeo)

Inverter a ordem dos dados de uma coluna com INDIRETO, CONTAR.VAL e LIN (com vídeo)

Resumo

Neste artigo mostramos como inverter a ordem de uma coluna usando as fórmulas INDIRETO (Indirect), CONTAR.VAL (Counta) e LIN (Row) em conjunto.

Experimenta outra solução para Inverter a ordem de uma coluna com ÍNDICE e LINS (Index / Rows)

Demonstração em vídeo

Conjugar as Funções INDIRETO (Indirect), CONTAR.VAL (Counta) e LIN (Row)

Começamos por pegar numa lista de dados em coluna e vamos conjugar estas três funções para inverter a ordem dos dados dessa coluna colocando o valor da última linha em primeiro e o valor da primeira linha na última posição.

Inverter coluna
=INDIRETO("C"&CONTAR.VAL($C4:$C$19)+LIN($C$4)-1)
Esta fórmula divide-se em três funções e vamos decompô-la passo a passo:

=INDIRETO("C" // Começamos com a função INDIRETO (Indirect) que nos permite apontar a uma referência de célula específica. Neste exemplo, os dados que queremos inverter encontram-se na Coluna C e por isso começamos por indicar a coluna que queremos referenciar.

&CONTAR.VAL($C4:$C$19) // Utilizamos a função CONTAR.VAL (Counta) para contabilizar o número de linhas dentro do intervalo de dados. Desde a primeira linha até à última contabilizamos o número de linhas. De "Nome" até "Rui" são 16 linhas, de "Vera" até "Rui" são 15 linhas e assim sucessivamente.

Contar.val

+LIN($C$4) // À contagem de linhas que fizemos no passo anterior vamos usar a função LIN (Row) para adicionar o número de linhas até ao nosso intervalo começar. O nosso intervalo começa na linha "C4", pelo que acrescentamos o valor 4 que corresponde à contagem das linhas "C1" + "C2" + "C3" + "C4". De "Nome" até "Rui" ficamos assim, com a contagem de 20 linhas, de "Vera" até "Rui" são 19 linhas, de "Sílvia" até "Rui" são 18 linhas até chegarmos à linha final que contabilizará as 2 últimas linhas de "Ricardo" até "Rui".

-1) // Por último, retiramos -1 à soma anterior para descontar a primeira linha de título do nosso intervalo de dados da Coluna e ficamos por fim com as correspondências do número de célula que queremos adicionar ao "C" que indicámos incialmente na função INDIRETO (Indirect). "Vera" será substituída pelo valor na linha "C19", "Sílvia" será substituída pelo valor na linha "C18" invertendo desta forma a ordem da coluna original.

Vê na imagem abaixo os passos dos cálculos que efectuámos até chegar à referência de célula com que alimentamos a função INDIRETO (Indirect) para conseguirmos inverter a ordem dos dados da coluna C.

Detalhe das funções para inverter a coluna

Subscreve a nossa lista de emails para receberes na caixa de correio dicas e truques de Excel em português.

Descargas

Descarrega aqui o ficheiro com os exemplos para inverter uma coluna com INDIRECT, COUNTA e ROW
Artigo anterior Artigo seguinte
Sem comentários
Comentar
url comentário

Pesquisa Google