Função DSUM (BDSOMA)

Função DSUM (BDSOMA)

Resumo

A função de Excel DSUM (BDSOMA) soma os valores numa coluna de registos de uma lista (ou base de dados) que correspondam a um determinado critério definido pela função.

Síntaxe

=DSUM (base_dados; campo; critérios)

Argumentos

base_dados // o intervalo de células que forma uma lista ou uma base de dados em que pretendemos aplicar o critério de análise. A primeira linha contém os rótulos para cada uma das colunas.

campo // indica a coluna utilizada na função. Podemos indicá-la introduzindo o rótulo da coluna entre aspas ("Valores em cm") ou um número (sem aspas) que representa a posição dessa coluna na lista. 1 = primeira coluna, 2 = segunda coluna, etc.

critérios // o intervalo que contém as condições especificadas e pode utilizar qualquer intervalo que funciona como critério. Deve incluir, pelo menos, um rótulo da coluna e uma célula abaixo do rótulo da coluna em que especifica uma condição para a coluna.

Exemplos de Utilização

Exemplo de utilização da função dsum

Podemos usar qualquer intervalo como argumento de critérios, desde que incluamos pelo menos um rótulo de coluna e pelo menos uma célula abaixo desse rótulo da coluna.

Por exemplo, o intervalo E4:E5 contém o rótulo da coluna Artigo e um dos campos dessa listagem de artigos, conseguindo desta forma criar a correspondência de pesquisa entre este critério e o intervalo definido como base_dados.
=DSUM(A4:C13;"Unidades";E4:E5) // com o rótulo da coluna
=DSUM(A4:C13;2;E4:E5) // posição da coluna (2)
Esta função permite trabalhar Wildcards mas com algumas limitações pelo que recomendamos que testes bem antes de os aplicar nesta função.

Descargas

Descarrega aqui o ficheiro com os exemplos para a função DSUM
Artigo anterior Artigo seguinte
Sem comentários
Comentar
url comentário

Pesquisa Google