Função UNIQUE (Exclusivos) para filtrar duplicados

Função UNIQUE (Exclusivos) para filtrar duplicados

Resumo

A função UNIQUE (Exclusivos) devolve a lista de valores únicos dentro de um intervalo. Os valores a filtrar podem ser texto, números, data e hora, etc.

Esta função extrai valores únicos e devolve-os numa matriz dinâmica (dynamic array) de valores únicos sendo que o resultado é devolvido em "spill" actualizando-se cada vez que existam alterações no intervalo inicial de pesquisa.
A função UNIQUE (Exclusivos) está disponível a partir do EXCEL 365.

Sintaxe

=UNIQUE (matriz; [by_col]; [exactly_once])

Argumentos

matriz // Corresponde ao intervalo a partir do qual são devolvidas as linhas ou colunas únicas

[by_col] // É o valor lógico que indica à função como deve comparar - por coluna ou por linha. Este argumento é opcional sendo que se omitido a função assume FALSE (False) e compara os valores das linhas. [opcional]
TRUE (Verdadeiro) ou 1Compara por coluna
FALSE (Falso) ou 0Compara por linha
[exactly_once] // É o valor lógico que indica à função se deve devolver todos os valores únicos ou todos os valores que ocorrem apenas uma vez. Se omitido, o valor por defeito é FALSE (False). [opcional]
TRUE (Verdadeiro) ou 1Devolve todas as linhas ou colunas distintas que ocorrem apenas uma vez sem qualquer repetição
FALSE (Falso) ou 0devolve todas as linhas ou colunas distintas do intervalo ou matriz
Exemplos função unique

Forma Básica

A forma básica da função UNIQUE devolve os valores únicos encontrados na matriz de pesquisa retirando valores duplicados. Neste exemplo, vamos correr a matriz "B5:B17" e criar uma listagem sem valores repetidos.
=UNIQUE(B5:B17)

Filtro UNIQUE com SORT

Podemos aplicar a função SORT (Ordenar) para que os valores sejam devolvidos ordenados.
=SORT(UNIQUE(B5:B17))

Exclusivos em 2 colunas

A função pode ser usada em várias colunas sendo que o resultado será uma lista sem os duplicados que resultam da combinação das colunas analisadas.
=UNIQUE(B5:C17)

Sem Repetição [Exactly_once]

Se definirmos o valor lógico do argumento exactly_once como TRUE (Verdadeiro) estamos excluir quaisquer valores repetidos. A função irá devolver apenas os valores únicos que nunca se repetem na matriz de pesquisa.

No exemplo, podemos ver que a função devolve apenas os valores "Sobremesa" e "Restaurante" pois são os únicos que nunca se repetem.
=UNIQUE(B5:B17;;TRUE)

Por Coluna [by_col]

Por defeito, a função extrai os valores das linhas mas usando o argumento by_col com o valor lógico TRUE (Verdadeiro) podemos aplicar a função em matrizes horizontais. A função irá correr no intervalo horizontal e aplicar a mesma lógica da forma básica removendo os valores duplicados.
=UNIQUE(E5:I5;TRUE)

Descargas

Descarrega aqui o ficheiro com os exemplos do artigo para filtrar valores duplicados com a função UNIQUE
Artigo anterior Artigo seguinte
Sem comentários
Comentar
url comentário

Pesquisa Google