Função HLOOKUP para pesquisa na horizontal

Função HLOOKUP (PROCH) para pesquisa na horizontal

Resumo

A função HLOOKUP (PROCH) procura e devolve valores numa tabela horizontal. Os valores a procurar devem estar situados na primeira linha da tabela e da esquerda para a direita. Esta função suporta pesquisas exactas ou aproximadas e funciona com wildcards (*, ?, ~) para pesquisas parciais.

Tal como o V na função VLOOKUP (PROCV) significa vertical, no HLOOKUP (PROCH) o H significa horizontal. Deves utilizar o HLOOKUP quando os valores a pesquisar estão localizados em linhas na tabela e o VLOOKUP quando os valores estão em colunas.

Esta função trabalha com quatro argumentos: valor_proc, matriz_tabela, núm_índice_lin e procurar_intervalo, sendo este último um argumento opcional.

Síntaxe

PROCH (valor_proc; matriz_tabela; núm_índice_lin; [procurar_intervalo])

Argumentos

valor_proc // O valor a ser localizado na primeira linha da tabela. Pode ser um valor, uma referência ou um conjunto de texto.

matriz_tabela // A tabela de informações onde os dados são procurados.

núm_índice_lin // A linha a partir da qual vamos retirar os dados.

[procurar_intervalo] // Booleano que indica se queremos pesquisa exacta ou aproximada. Verdadeiro (1) é a pré-definição por omissão e significa a utilização da pesquisa aproximada. [opcional]

HLOOKUP com Pesquisa Exacta

A lógica do HLOOKUP é semelhante à função VLOOKUP, no exemplo abaixo vamos procurar o País dentro da tabela de Lookup localizada em I7:Q8. Da esquerda para a direita e de cima para baixo. No último argumento da função indicamos o valor 0 para forçar a pesquisa exacta.

HLOOKUP com Pesquisa Exacta
=HLOOKUP(C5;$I$7:$Q$8;2;0)

HLOOKUP com Pesquisa Aproximada

No exemplo de pesquisa aproximada, o nosso objectivo é arrumar os clientes de acordo com as suas idades utilizando 3 escalões de idades. A função procura a melhor correspondência e não a correspondência exacta permitindo arrumar todas as idades dentro dos escalões que definimos 18-35, 36-53 e >54.

HLOOKUP com Pesquisa Aproximada
=HLOOKUP(D5;$I$4:$L$5;2;1)
Podemos omitir o último elemento da função já que a pesquisa aproximada é a pré-definição da função HLOOKUP.
=HLOOKUP(D5;$I$4:$L$5;2)

Descargas

Descarrega aqui o ficheiro com os exemplos para a função HLOOKUP (Procv)
Artigo anterior Artigo seguinte
Sem comentários
Comentar
url comentário

Pesquisa Google