Como somar células em várias sheets diferentes no Excel (com vídeo)

Resumo

Se tiveres reports idênticos em sheets diferentes, por exemplo uma sheet para cada mês do ano, podes calcular os totais de todas as sheets facilmente a partir de outra sheet. Continua a ler o artigo onde explicamos a forma mais fácil para o fazer.

Demonstração em vídeo

Somar célula a célula

A forma mais habitual de efectuar este cálculo é somar célula a célula cada sheet. Ou seja dentro da célula em que queremos efectuar o cálculo vamos fazer uma soma em que abrimos todas as sheets, uma a uma, e adicionamos a célula correspondente. Esta forma de escrever a fórmula é lenta, pouco prática e extremamente propícia ao erro.

Somar célula a célula
Somar célula a célula
=Jan!C6+Fev!C6+Mar!C6

Somar por folha

Se as folhas tiverem a mesma estrutura, isto é, se a célula que queremos somar for a mesma em todas as sheets (no nosso exemplo é o intervalo da C6 à C55), podemos criar uma fórmula mais simples chamando primeiro todas as sheets que queremos usar no cálculo e depois indicar a célula. Com esta fórmula o Excel olha para todas as sheets que estão entre Jan e Mar, neste caso e porque estamos a somar apenas o trimestre, vai considerar as três sheets desse intervalo: Jan, Fev e Mar.
=SUM(Jan:Mar!C6)
Se o objectivo de soma fosse, por exemplo todo o ano, a fórmula seria:
=SUM(Jan:Dez!C6)
E assim seriam consideradas todas as sheets entre Jan e Dez.

Sheets para soma
Lista de sheets para somar


A posição das sheets é muito importante para que a fórmula não entregue resultados errados, porque o que estamos a dizer ao Excel é que deve olhar para todas as sheets entre as duas sheets que indicamos como referência de início e de fim. O Excel não tem inteligência para analisar se as sheets são as correctas. Por isso, antes de escreveres a fórmula é muito importante ordenares primeiro as sheets de acordo com a combinação de cálculos que pretendes efectuar.
Não esquecer: as sheets têm que ter a mesma estrutura e têm que estar ordenadas para os cálculos.

Descargas

Descarrega aqui o ficheiro com o exemplo do artigo para somar sheets diferentes
Artigo anterior Artigo seguinte
Sem comentários
Comentar
url comentário

Pesquisa Google