Template de matriz de análise SWOT em Google Sheets

Resumo

A matriz de Análise SWOT ajuda-te a organizar de forma eficiente o levantamento resultante do brainstorm de Análise SWOT.

Demonstração em vídeo

Matriz SWOT

A Análise SWOT é uma ferramenta de brainstorm cujo intuito é identificar e listar o cenário interno (pontos fortes e fracos) e o cenário externo (oportunidades e ameaças) de uma determinada actividade. Geralmente é usado em ambiente empresarial para avaliar negócios mas pode ser aplicado em muitas outras situações.

Pontos Fortes ou Strengths (visão interna)

Factores que nos dão vantagem sobre a concorrência porque somos realmente melhores ou mais eficientes.

Pontos Fracos ou Weaknesses (visão interna)

Actividades que não realizamos tão bem como a concorrência e podem limitar o crescimento.

Oportunidades ou Opportunities (visão externa)

Mudanças que ocorrem no ecossistema externo em que a nossa actividade se integra e que podem ser aproveitadas como oportunidades de crescimento (ex.: evoluções tecnológicas que nos permitem maior eficiência).

Ameaças ou Threats (visão externa)

Factores externos com impacto potencialmente negativo na actividade que devemos avaliar continuamente (ex.: tendências de mercado, legislação mais restritiva).

Template SWOT



Para usares a matriz acede directamente ao ficheiro Google Sheets aqui. E faz uma cópia para a tua drive para poderes começar a usar a template.

Copia a template para a tua drive
Fazer uma cópia da template

Usar a template Análise SWOT

A template está dividida em quatro quadrantes com 10 linhas para cada um deles e colocámos algumas questões de partida para ajudar a arrancar o brainstorm da análise. É importante que definas claramente o objecto da análise (produto, processo, segmento de negócio, actividade, etc.) para que a análise seja efectiva - que pessoas convocar, que questões colocar - e acionável.

Alguns exemplos de objecto de análise podem ser:
Mapear a posição num determinado mercado
Retrato do ponto actual da companhia
Melhorar um determinado processo
Lançamento de novo produto

Com o objecto de análise e os stakeholders definidos podes mapear os resultados do brainstorm por prioridade de 1 a 10 e ordenar de acordo com essa prioridade. Podes ainda estimar o nível de prioridade de cada mapeamento (alta - média - baixa) e usar este quadro para definir os acionáveis que resultarem desta análise.

Descargas

Descarrega aqui uma template de Análise SWOT
Artigo anterior Artigo seguinte
Sem comentários
Comentar
url comentário

Pesquisa Google