Aumentar e diminuir o valor de uma célula automaticamente com Spin Buttons

Resumo

Neste artigo vamos mostrar como podes criar botões para criar contadores que aumentam e diminuem os valores de uma célula.

Demonstração em vídeo

Número inteiros

Para introduzir Botões Spin segue o caminho: Developer > Insert > Spin Button (Form Control)
No campo "Cell Link" selecionamos a célula "B4" que fica relacionada com o botão. Nativamente apenas é possível usar número inteiros positivos com os spin buttons. Sendo o seu valor mínimo 0 e o valor máximo 30000. No campo "Incremental Change" é onde definimos os valores de incremento a cada clique no botão.

Spin button com números inteiros
Spin button com números inteiros

Números decimais

Para trabalhar números decimais com Spin Buttons temos que usar uma célula de apoio que nos permita transformar transformar valores inteiros em decimais.

Alteramos a "Cell Link" para "E4". A célula "B4" deixa de estar directamente relacionada com o Spin Button e colocamos nessa célula uma fórmula de cálculo que divide o valor de "E4" por 10.
=E4/10
Em simultâneo, definimos o "Incremental Change" do botão para o mesmo valor que colocamos na célula "E4".

No exemplo, podemos ver que temos um contador na célula "E4" que começa em 15 e que incrementa 15 a cada subida. Na célula "B4" dividimos "E4" por 10 para transformar em incrementos de 1,5 e desta forma simulamos um contador de números decimais.

Spin button com números decimais
Spin button com números decimais

Números negativos

A lógica por trás de um contador de números negativos é semelhante à usada no contador de números decimais. Mas neste caso necessitamos de duas células de apoio. Mantemos a célula "E4" como contador de apoio mas vamos acrescentar uma outra célula de apoio em que vamos definir o número negativo a que queremos chegar.

No exemplo, usamos o valor 50 na célula "E5" e na célula "B4" vamos colocar uma fórmula de cálculo em que subtraímos "E5" de "E4".
=E4-E5
Se na célula "E4" começamos com 0 e na "E5" colocamos o valor 50 estamos a forçar a célula "B4" a começar com o valor -50. Desta forma, quando incrementamos o contador da célula "E4" de 0 para 1 estamos em simultâneo a incrementar o valor da célula "B4" de -50 para -49.

Spin button com números negativos
Spin button com números negativos

Descargas

Descarrega aqui o ficheiro com os exemplos do artigo para criar contadores com botões para aumentar e diminuir
Artigo anterior Artigo seguinte
Sem comentários
Comentar
url comentário

Pesquisa Google