Como executar um projecto Scrum?

Projecto Scrum

Resumo

O primeiro passo para executar um projeto Agile é definir a framework metodológica do projeto. Scrum, Kanban ou Lean são algumas das frameworks mais populares para organizar e executar um projeto. Neste artigo, vamos abordar a framework Scrum, apresentando seis etapas fundamentais.

1.

Assignar a equipa

A equipa do projeto deve incluir um Scrum Master, um Product Owner e outros membros da equipa necessários para desenvolver, produzir e testar o produto final.

2.

Levantar necessidades / requisitos

O Product Owner deve produzir um roadmap do produto que funcionará como uma visão high-level dos requisitos do projeto. Em simultâneo deve preparar uma visão temporal com deadlines para a entrega de cada requisito. A partir do roadmap, o Product Owner irá criar um backlog de produto a partir do qual irá definir e gerir as prioridades do projeto e do produto.

3.

Criar os sprints

Com base nos requisitos e no cronograma desenhado, o projeto é dividido em sprints e é estabelecido um plano de lançamento. Este plano contém os requisitos para a versão do produto que deverá ser apresentada no final de cada sprint.

4.

Planear e executar o sprint

Com o projeto dividido em sprints, o Product Owner deverá criar um cronograma detalhado para o sprint. O Scrum Master organiza reuniões diárias com a equipa enquanto o sprint decorre onde discutem o progresso e resolvem quaisquer problemas que surjam.

5.

Organizar uma retrospetiva

No final do primeiro sprint deverá acontecer uma reunião de revisão, designada por retrospetiva do sprint, para discutir resultados e mudanças que deverão ser incorporadas no sprint seguinte.

6.

Repetir as etapas quatro e cinco

Os sprints são assim iterações que se vão repetindo até à conclusão do último sprint e à entrega do produto final ao cliente.
Artigo anterior Artigo seguinte
Sem comentários
Comentar
url comentário

Pesquisa Google