Função MATCH (Corresp) no Excel

Função MATCH (Corresp) no Excel

Resumo

A Função CORRESP (Match) é usada para localizar a posição de um valor de procura numa linha, coluna ou tabela. A Função CORRESP (Match) suporta pesquisa por valores exactos ou wildcards (* ?) para procuras parciais.

Uma das utilizações mais comuns da Função CORRESP (Match) é em conjunto com a Função ÍNDICE (Index) (segue esta ligação para saber mais).

Sintaxe

=CORRESP (valor_procura; intervalo_procura; [tipo_de_correspondencia])

Argumentos

valor_procura // O valor a procurar no intervalo_procura
intervalo_procura // O intervalo de dados em que vamos procurar o valor_procura
[tipo_de_correspondencia] // 1 = exacto ou aproximado ao menor mais próximo (é o default da função), 0 = valor exacto, -1 = exacto ou aproximado ao maior mais próximo [opcional]

1. Exemplos com a Função CORRESP (Match)

Exemplo função match 1
=CORRESP("josé";B3:B15;0)
A função CORRESP (Match) tem um ojectivo: encontrar a posição de um item numa tabela de dados. Podemos usar CORRESP para encontrar a palavra "José" na tabela de dados B3:B15. A função devolve 8, já que este é o número da linha em que o nome que procuramos se encontra.

A função CORRESP não é Case-Sensitive. Podemos procurar por "José" ou "JOSÉ" que o Excel irá sempre encontrar o valor. E o Match funciona tanto na vertical como na horizontal.

Exemplo função match 2
=CORRESP("MARIA";H3:T3;0)
Procuramos por Maria e o valor devolvido é 5, que corresponde à 5ª coluna da tabela horizontal, onde efectivamente está o valor Maria. O último argumento da função é muito importante que seja correctamente definido. Estamos a usar 0, que corresponde a procurar o valor exacto.
Valor Resultado Detalhe
1 Aproximado CORRESP encontra o maior valor menor ou igual ao valor procurado. Tabela tem que estar ordenada por ordem crescente
0 Exato CORRESP encontra o primeiro valor igual ao valor procurado. Tabela não tem que estar ordenada
-1 Aproximado CORRESP encontra o menor valor maior ou igual ao valor procurado. Tabela tem que estar ordenada por ordem decrescente
Aproximado Se omitirmos o valor, o Excel assume 1 como default

Descargas

Descarrega aqui o ficheiro com os exemplos para usar a função MATCH (Corresp)
Artigo anterior Artigo seguinte
Sem comentários
Comentar
url comentário

Pesquisa Google