Como usar a Camera Tool em gráficos actualizáveis (com vídeo)

Aprender a usar a camera tool

Resumo

A função Máquina Fotográfica do Excel (Camera Tool) tira uma foto instantânea de qualquer conjunto de dados, tabela ou gráfico. E permite colar como uma fotografia linkada que se actualiza sempre que há alterações na origem à qual tirámos a foto.

A foto colada pode ser formatada e redimensionada usando as ferramentas de imagem. E pode ser colada no Excel, no Word e no Powerpoint.

Activar a Ferramenta

Esta ferramenta não está visível e é necessário activá-la na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Para isso é necessário customizar a barra e selecionar Mais comandos...

Barra de ferramentas de acesso rápido

Dentro da caixa de diálogo de Barra de Ferramentas selecionar Comandos Fora do Friso, procurar por Máquina Fotográfica (Camera tool) e adicionar ao friso. Clicar OK para fechar a caixa de diálogo.

Mostrar botão da camera tool

Desta forma ficamos com a função de Máquina Fotográfica no friso. E para a utilizar basta carregar no ícone.

Botão camera tool

Usar a Camera Tool do Excel

Para usar a função seleciona as células que queres fotografar e clica o ícone da Câmera. Depois basta colar a imagem no local de destino. Vê como no vídeo.


Apesar de ser uma imagem "dinâmica" podemos formatá-la como uma imagem normal usando as opções de formatação de imagem do Excel.

Formatar imagem

Exportar imagens alternáveis para o Powerpoint

A grande vantagem destas imagens é que as podemos levar para as outras aplicações do Office e desde que não quebremos a ligação com o ficheiro original do Excel teremos informação actualizada sempre que façamos mudanças no Excel de origem.

Começa por selecionar a área a fotografar e clica no ícone para fotografar. No Powerpoint seleciona Colar Especial -> Colar Ligação -> Objecto Folha de Cálculo do Microsoft Excel e fica assim colada no slide do PPT a imagem actualizável do gráfico. Sempre que alterares o gráfico no Excel a imagem no Powerpoint também irá actualizar.

Vê no vídeo como fazemos este processo para conseguir colar facilmente uma imagem da Camera Tool do Excel no Powerpoint.


Esta ferramenta permite melhorar significativamente a produtividade em apresentações de rotina e que se repetem várias vezes actualizando apenas a source dos dados sem que seja preciso fazer copy/paste constantes de gráficos ou imagens.

Experimenta e deixa-nos o teu comentário!

Descargas

Descarrega aqui o ficheiro com os exemplos para usar a usar a Camera Tool no Excel
Artigo anterior Artigo seguinte
Sem comentários
Comentar
url comentário

Pesquisa Google