O que é o Power Query e quais as suas funcionalidades ?

Aprender power query

Resumo

O Microsoft Power Query para Excel é um suplemento introduzido no Excel 2010 que aperfeiçoa significativamente as capacidades de Business Intelligence do MS Excel. Permite-nos importar ou ligar dados externos e moldar esses dados. Tarefas como remover colunas, alterar o tipo de dados ou fundir tabelas podem ser facilmente realizadas em Power Query.

As funcionalidades do Power Query permitem-nos limpar e adaptar os dados às análises que pretendemos executar e posteriormente carregá-los no Excel para criar gráficos e relatórios. Não tens o Power Query no teu Excel? Descobre aqui como instalar o Power Query.

Ideias Chave
1. O Power Query é uma ferramenta de Business Intelligence
2. Liga a inúmeras fontes de dados
3. Transforma facilmente grandes volumes de dados
4. Combina e carrega os dados transformados para o Excel

O que é o Power Query do Excel

A partir do Excel 2016, o Power Query deixou de ser um add-in e passou a ser uma funcionalidade nativa do Excel - Obter e Transformar Dados (Get & Transform Data) - não sendo necessária a instalação de componentes adicionais. É uma das propostas da Microsoft para responder à tendência de aumento do volume de informação para as análises de negócio adaptando o Excel a este paradigma.

O Power Query não é mais que uma ferramenta de ETL (Extract, Transform, Load)* que vem dar ao Excel capacidade para trabalhar estes grandes volumes de informação. A transformação de ficheiros no Power Query vem simplificar de forma muito significativa o trabalho de preparação e limpeza da dados independentemente do tamanho do dataset que estamos a trabalhar.

* Em português Extrair, Transformar, Carregar. No ExcelTuga tentamos sempre passar todos os conceitos em português mas no caso do ETL seguiremos com a sigla original inglesa pois é a utilização corrente e dominante. Segue esta ligação para descobrir um pouco mais sobre o processo de ETL.

Com o Power Query podemos

Ligar transformar combinar carregar

Ligar // Fazer ligações a dados na nuvem (cloud), em serviços ou armazenados localmente.
Transformar // Moldar dados para os adaptar às necessidades de análise sem alterar a fonte original.
Combinar // Integrar dados de várias fontes simultâneas para criar uma visão única.
Carregar // Completar a consulta e carregá-la numa folha de cálculo ou num modelo de dados (com possibilidade de actualizar os dados periodicamente).

Fontes de Dados de Power Query

Página Web
Ficheiros Excel, CSV, XML, Texto
Base de dados SQL Server, Access, Oracle, IBM DB2, MySQL, PostgreSQL, Sybase, Teradata
Microsoft Azure Marketplace, HDInsight, Armazenamento de Tabela Azure, SQL do Azure
Microsoft Exchange
Listas SharePoint
OData Feed
Hadoop (HDFS)
Diretório Ativo
Facebook Para receberes directamente na tua caixa de correio os nossos artigos mais recentes sobre dicas e truques de Excel em português subscreve a nossa lista de emails!
Artigo anterior Artigo seguinte
Sem comentários
Comentar
url comentário

Pesquisa Google