Inverter coluna com ORDENARPOR, SEQUÊNCIA e CONTAR.VAL (Microsoft 365)

Inverter coluna com ordenarpor e sequência

Resumo

Mostramos nestre artigo como inverter a ordem de uma lista de dados numa coluna usando as fórmulas ORDENARPOR (Sortby), SEQUÊNCIA (Sequence) e CONTAR.VAL (Counta) em conjunto.
Esta combinação assenta nas novas funções ORDENARPOR (Sortby) e SEQUÊNCIA (Sequence) do Excel 365. Se ainda não tens o 365 podes usar uma destas alternativas para fazer a inversão dos dados da coluna garantindo assim a retrocompatibilidade das fórmulas:
Inverter a ordem dos dados de uma coluna com INDIRETO, CONTAR.VAL e LIN
Inverter a ordem de uma coluna com ÍNDICE e LINS

Conjugar as Funções ORDENARPOR (Sortby), SEQUÊNCIA (Sequence) e CONTAR.VAL (Counta)

Partimos com uma lista de dados em coluna e vamos conjugar estas três funções para inverter a ordem dos dados dessa coluna colocando o valor da última linha em primeiro e o valor da primeira linha na última posição.

Fórmula completa para inverter coluna
=ORDENARPOR(C5:C19;SEQUÊNCIA(CONTAR.VAL(C5:C19);;;-1))
Vamos decompor a fórmula que assenta em duas novas funções do Microsoft 365:

=ORDENARPOR(C5:C19 // Com a função ORDENARPOR (Sortby) vamos definir o intervalo que queremos ordenar, neste caso o conjunto de dados de "C5" a "C19". Estamos a dizer ao Excel que é este o intervalo que queremos ordenar. No segundo argumento desta função vamos dizer de que forma queremos que a ordenação seja feita.

;SEQUÊNCIA(CONTAR.VAL(C5:C19);;;-1)) // E introduzimos então na segunda parte a função SEQUÊNCIA (Sequence) para definir como vamos ordenar.

O primeiro argumento da função SEQUÊNCIA passa por indicar o número de linhas que vamos ordenar. Neste exemplo são 15 linhas, e poderiamos escrever 15, contudo e para que a fórmula seja flexível para intervalos maiores ou menores, podemos usar a função CONTAR.VAL (Counta) que mais não faz que contar o número de linhas do intervalo.

O segundo e a terceiro argumentos deixamos em branco mas poderiamos introduzir 1 (que é o valor por defeito). Ou seja:

SEQUÊNCIA(CONTAR.VAL(C5:C19);;;-1)

é o mesmo que

SEQUÊNCIA(15;1;1;-1)

O último argumento define a sequência de ordenação. A ordem predefinida é ascendente, que corresponde a 1 ou à omissão do argumento. Neste caso, como queremos inverter usamos então o "-1" que fará a ordenação descendente.

E assim temos, SEQUÊNCIA ( linhas = 15 ; colunas = 1 ; início da iteração = 1 ; sentido da ordenação = -1 ), que definem assim os argumentos desta função para que cumpra o que necessitamos para completar a função ORDENARPOR.

Se carregares "F9" dentro da célula da função podes ver que o resultado é precisamente a inversão que se pretende fazer.

Resultado da função sequência

Descargas

Descarrega aqui o ficheiro com os exemplos do artigo para inverter a ordem dos dados em colunas
Artigo anterior Artigo seguinte
Sem comentários
Comentar
url comentário

Pesquisa Google