Função AVERAGEIFS para calcular a média com critérios múltiplos

Função AVERAGEIFS (Média.se.s) para calcular a média com critérios múltiplos

Resumo

A função AVERAGEIFS (Média.se.s) devolve a média aritmética de um intervalo de células que cumprem um conjunto de critérios múltiplos. Ao contrário da função AVERAGEIF (Soma.se) que apenas considera um critério único, a função AVERAGEIFS permite definir vários critérios usando Operadores Lógicos e Wildcards.

Sintaxe

=AVERAGEIF (Intervalo_média; Intervalo_critério1; Critério1; [Intervalo_critério2]; [Critério2]; ...)

Argumentos

Argumentos da função

Intervalo_média // É o conjunto de células sobre o qual queremos calcular a média.

Intervalo_critério1 // É o intervalo sobre o qual avaliamos o primeiro critério.

Critério1 // É o primeiro critério que queremos avaliar. [opcional]

[Intervalo_critério2] // É o intervalo sobre o qual avaliamos o segundo critério. [opcional]

[Critério2] // É o segundo critério que queremos avaliar. [opcional]

Exemplos de Utilização

Exemplos da função averageifs (média.se.s)

Os critérios para a função AVERAGEIFS (Média.se.s) são definidos em pares. Apenas o primeiro par é obrigatório. Todos os outros são opcionais. No primeiro exemplo, definimos que queremos a média dos valores do intervalo H4:H19 que cumpram o critério de golos ">750".
=AVERAGEIFS(H4:H19;H4:H19;K5)
Cada critério que adicionamos, deve sempre ser inserido nesta lógica de par. O intervalo e o critério. Neste exemplo, alargamos para dois critérios para que os valores usados para calcular a média cumpram os requisitos ">700" e "<750".
=AVERAGEIFS(H5:H20;H5:H20;K5;H5:H20;L5)
Podemos usar um wilcard para procurar jogadores retirados "*(Ret)*" e alemães ("Germany") usando intervalos diferentes do intervalo_média onde o cálculo da média é efectuado. A lógica da função é sempre AND (E) e não de OR (OU). Ou seja, queremos encontrar Retirados E (AND) Alemães.
=AVERAGEIFS(H4:H19;C4:C19;"*(Ret)*";B4:B19;"Germany")
Outro exemplo com dois critérios, ">100" no intervalo_critério1 e ">70" no intervalo_critério2 que resultam em que o intervalo_média considere apenas os elementos corespondentes a este critério. Neste caso, serão considerados apenas Cristiano Ronaldo com 150 golos em Continental e 115 em seleções e Lionel Messi com 133 e 83. Deste filtro, resulta assim, o cálculo da média total de golos no intervalo H4:H19 de 781 golos.
=AVERAGEIFS(H4:H19;F4:F19;K6;G4:G19;L6)
Permite, tal como a função AVERAGEIF (Média.se), concatenar valores de células e os já mencionados acima wildcards.
=AVERAGEIFS(H4:H19;C4:C19;"*é*";D4:D19;">"&L7;G4:G19;M7)
AVERAGEIFS (Média.se) ignora células vazias, mesmo que os critérios sejam correspondidos, e não os considera para o cálculo da média. E devolve erro se nenhum critério for encontrado. Se procurarmos por um jogador que tenha ">1000" golos a função devolverá o erro #DIV/0! já que todos os valores são menores.
=AVERAGEIFS(H6:H21;F6:F21;K9;G6:G21;L9)

Descargas

Descarrega aqui o ficheiro com os exemplos do artigo para calcular a média com vários critérios usando a função AVERAGEIFS
Artigo anterior Artigo seguinte
Sem comentários
Comentar
url comentário

Pesquisa Google