Função COUNTIFS para contar células usando critérios múltiplos

Função COUNTIFS para contar células usando critérios múltiplos

Resumo

A função COUNTIFS (Contar.se.s) devolve a contagem de células que cumprem um conjunto de critérios múltiplos. Ao contrário da função COUNTIF (Countif) que apenas considera um critério único, a função AVERAGEIFS permite definir vários critérios de pesquisa usando Operadores Lógicos e Wildcards.

Síntaxe

=COUNTIFS (Intervalo_critério1; Critério1; [Intervalo_critério2; Critério2]; …)

Argumentos

Argumentos da função countifs

Intervalo_critério1 // o primeiro intervalo a avaliar

Critério1 // o critério para avaliar o primeiro intervalo

[Intervalo_critério2] // o segundo intervalo a avaliar [opcional]

[Critério2] // o critério para avaliar o segundo intervalo [opcional]

Exemplos de Utilização

Exemplos de utilização de countifs (contar.se.s)

Os critérios para a função COUNTIFS (Contar.se.s) são definidos em pares e apenas o primeiro é obrigatório. Todos os outros pares são opcionais. A Função permite até 127 pares de intervalo_critério; critério. Os critérios podem ser estabelecidos usando Operadores Lógicos (>,<,<>,=) ou Wildcards para match parcial (*,?,~).

No primeiro exemplo, indicamos à função COUNTIFS que procure na coluna B5:B19 o texto "Portugal" e que na coluna C5:C19 faça uma busca parcial para encontrar o texto "(Ret)". Desta forma, a função irá devolver a contagem de todos os jogadores de Portugal e retirados.
=COUNTIFS($B$5:$B$19;"Portugal";$C$5:$C$19;"*(Ret)*")
Podemos usar o valor de outra célula, neste caso, chamamos o valor da célula K6 para que seja utilizado como critério ("Brazil").
=COUNTIFS($B$5:$B$19;K6)
Os valores de texto têm sempre que ser encapsulados em aspas ("") e números não. Se usarmos um operador lógico o número já terá que ser colocado entre aspas.
=COUNTIFS($H$5:$H$19;">700")
Ainda com os operadores lógicos, podemos construir uma lógica de pesquisa de procurar por "diferente de" com o operador "<>".
=COUNTIFS($C$5:$C$19;"<>*(Ret)*")
A função COUNTIFS também permite contar células vazias e células preenchidas.
=COUNTIFS($F$5:$G$19;"") // células vazias
=COUNTIFS($F$5:$G$19;"<>") // células não vazias
A lógica da função é aplicar critérios múltiplos com a lógica AND (E). O que significa que os critérios são sempre cumulativos, se o critério1 for "*Cristiano*" e o critério2 for "*Messi*" a função irá devolver zero, pois irá procurar por um resultado que contenha Cristiano e Messi.

Vamos aplicar uma lógica OR (Ou) em que procuramos por "*Cristiano*" OU "*Messi*" usando uma Matriz Constante (ARRAY CONSTANT) juntando a função SUM (Soma) com a função COUNTIFS (Contar.se.s). A fórmula corre no intervalo C5:C19 e conta todas as células que contenham "*Cristiano*" (1) e conta todas as células que contenham "*Messi*" (1) e soma-as com a função SUM.
{=SUM(COUNTIFS($C$5:$C$19;{"*Cristiano*";"*Messi*"}))}
Nota: para aplicar a ARRAY CONSTANT (Matriz Constante) deves usar a combinação de teclas CTRL + SHIFT + ENTER.

Descargas

Descarrega aqui o ficheiro com os exemplos para a função COUNTIFS
Artigo anterior Artigo seguinte
Sem comentários
Comentar
url comentário

Pesquisa Google