Navegar o Interface de Utilizador do Excel

Como navegar no Interface de Utilizador do Excel no Windows

O que é um Interface de Utilizador?

Começamos por explicar o que se entende por Interface do Utilizador (User Interface). De forma muito simples, o Interface do Utilizador ou UI, corresponde ao layout onde o utilizador interage com a aplicação. É onde se encontram todos os menus e botões que clicamos para que a aplicação faça as acções que pretendemos executar. No Excel estas ações denominam-se por comandos.

O Excel, desde a sua génese, já teve inúmeras evoluções de UI. Estas evoluções tem objectivos muito claros de tornar a utilização mais simples, rápida e satisfatória para o utilizador. Facilitando a Experiência do Utilizador (User Experience), também conhecida como UX.

O Interface de Utilizador (UI) do Excel 365

O UI do Excel compartimenta-se em grandes áreas. No cabeçalho encontramos a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, uma Barra de Pesquisa, zona de acesso à Conta do Utilizador e os Frisos que estão separados por áreas que agregam diferentes botões associados a comandos do Excel.

Depois do cabeçalho encontramos a barra de funções e a área de trabalho do Excel, onde se encontram as linhas e as colunas da folha de cálculo. Por fim, no rodapé da aplicação encontramos a Barra de Estado que agrega alguns comandos, avisos e cálculos de fórmulas.

UI do Excel 365

Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Nesta barra estão colocados alguns comandos mais frequentes para acesso rápido. Esta barra pode ser customizada com comandos do Excel ou, por exemplo, com Macros associadas a comandos feitos à medida.

Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Barra de Pesquisa

No topo do interface encontra-se a caixa de Pesquisa Microsoft do Office. Esta ferramenta avançada permite pesquisar rapidamente dentro da aplicação. A pesquisa permite encontrar comandos na aplicação, texto dentro do ficheiro ou informações de ajuda sobre um determinado tópico.

A caixa de pesquisa relembra também os últimos comandos utilizados e sugere acções com base na capacidade de prever a partir do que estamos a escrever. Em algumas versões do Office, nomeadamente empresariais, a pesquisa permite também encontrar pessoas ou ficheiros dentro da organização para colaborar.

Conta de Utilizador

Permite aceder a detalhes da conta do utilizador que está a usar a aplicação.

Frisos

Os Frisos são a zona onde podemos encontrar a maioria dos comandos do Excel. Estão agrupados em separadores principais como Ficheiro (File), Base (Home), Inserir (Insert), Esquema de Página (Page Layout), Fórmulas (Formulas), Dados (Data), Rever (Review) ou Ver (View).

Comandos organizados por grupos dentro dos frisos

Dentro deste separadores, os comandos estão organizados por grupos relacionados com a natureza desses comandos. Por exemplo, o grupo Font (Tipos de Letra) conjuga vários comandos relacionados com a formatação de letra: cor, tamanho, fonte tipográfica, estilo de decoração do texto, etc.

Barra de Fórmulas

A barra de fórmulas é o centro do Microsoft Excel. Nesta barra, podemos ver, introduzir, apagar ou editar o conteúdo das células. Podemos editar uma célula selecionando-a directamente na área de trabalho mas tudo o que escrevemos na célula podemos ver ou editar igualmente na barra de fórmulas.

Barra de Fórmulas do Excel

No lado esquerdo da barra de fórmulas encontramos três botões. O botão fx usado para Inserir Funções (Insert Functions), que chama a caixa de diálogo de funções do Excel onde podemos escolher as que queremos usar. E também o botão de Aceitar (Enter) e Cancelar (Cancel) para aceitar ou recusar as edições que estamos a fazer na célula.

Área de Trabalho

É a área consituída por linhas e por colunas. É nesta zona que introduzimos dados. As linhas utilizam números para se denominar, 1, 2, 3, etc. de cima para baixo e as colunas utilizam letras, A, B, C, etc. da esquerda para a direita.

Células selecionadas no Excel

Uma vez que o Excel tem (muito) mais colunas que as letras do alfabeto existentes, quando chegamos à coluna Z, as seguintes colunas adicionam uma letra ao seu nome, AA, AB, AC, e assim sucessivamente.

O ponto onde uma linha e uma célula se cruzam é uma célula. E cada célula tem uma referência que é a agregação dos identificadores de linhas e colunas. Temos a Célula A1, C3, D10, AA21, etc. A célula tem sempre uma linha delimitadora mais saliente e várias células selecionadas em simultâneo além deste limite mais saliente ficam sombreadas, tornando evidente quais estão selecionadas. Os delimitadores também mudam de tonalidade quando estão selecionadas as células correspondentes.

Barra de Estado (Rodapé)

Finalmente, no rodapé, encontramos a Barra de Estado. A barra apresenta informação sobre o que o Excel está a processar no momento, assim como cálculos relativos às células selecionadas.


Na imagem acima, podemos ver um exemplo dos cálculos apresentados na barra: "Average: 1,333333333 Count: 3 Sum: 4". Estes resultados dizem respeito ao conjunto de células selecionadas.

Na Barra de Estado do rodapé temos ainda disponível acessos rápidos ao Nível de Zoom da Página e ao Gravador de Macros.

Comandos na Área de Trabalho

CampoDescrição
Caixa de NomeIndica a localização da célula e pode ser usado para navegar para determinada célula.
Selecionar TudoSeleciona todas as células da folha.
Botão de Inserir FunçõesChama uma caixa de diálogo para Inserir Funções.
Linhas e ColunasAs linhas são denominadas com números e as colunas são denominadas com letras.
Barras de DeslocamentoUsado para navegar para cima, baixo, esquerda e direita.
Selector de FolhasCaixa de diálogo para selecionar Folhas.
Separador de FolhasSeparadores de cada Folha individual.
Criar Novas FolhasBotão para criar novas Folhas.
Gravador de MacrosCaixa de diálogo para o Gravador de Macros.
Formato de PáginaAltera entre Normal, Esquema de Página e Pré-visualização de Quebras de Página.
Nível de Zoom da PáginaFazer zoom dentro da Área de Trabalho.
Artigo anterior Artigo seguinte
Sem comentários
Comentar
url comentário

Pesquisa Google