Navegar no interface de utilizador do Google Sheets (com vídeo)

Resumo

O interface do utilizador, ou UI (user interface), é onde o utilizador interage com o Google Sheets. É aqui que se encontram todos os menus e botões que clicamos para que a aplicação faça as acções que pretendemos executar. Se conheces o interface do Excel vais encontrar algumas semelhanças com Google Sheets.

Demonstração em vídeo

O interface em mais detalhe

Interface do google sheets

Área de trabalho

É a zona central da folha de cálculo. É composta por milhares de pequenos rectangulos a que chamamos células. Uma célula é a intersecção entre linhas, identificadas por letras A, B, C..., e colunas, identificadas por números 1, 2, 3. Cada célula tem um nome atribuído que é composto pela letra da linha e o número da coluna. A primeira célula da folha é A1. Podemos selecionar apenas uma célula ou um conjunto de células.

Uma célula selecionada

Se selecionarmos as 3 primeiras células da primeira coluna (A1, A2, A3) em simultâneo estamos a selecionar o intervalo A1:A3. As 3 células ficam sombreadas para percebermos facilmente que estão selecionadas.

Grupo de células selecionado

Quaisquer dados que se introduzam na folha de cálculo são armazenados em células que podem armazenar texto, formatações e fórmulas ou funções.

Texto

Por texto entendemos letras, números e datas.

Texto

Formatações

As formatações alteram a forma como determinado texto é mostrado, por exemplo, 250 e 250€ ou 0.3846 e 38%. Além dos atributos do conteúdo da célula também é possível formatar cores, linhas ou tipo de estilo do texto.

Formatações

Funções e fórmulas

As fórmulas e a funções permitem usar os valores das células para realizar diferentes tipos de cálculos. No exemplo, apresentamos um cálculo muito simples com a função SUM(G5:G11) que soma as células G5+G6+G7+G8+G9+G10+G11.

Funções e fórmulas

Explora com mais detalhe fórmulas e funções em folhas de cálculo.

Barra de fórmulas

A barra de fórmulas é onde podemos ver, introduzir, apagar ou editar o conteúdo das células. Tudo o que escrevemos na célula podemos ver e editar na barra de fórmulas.

Navegador de folhas de cálculo

É onde podemos saltar entre folhas de cálculo e alterar a sua ordem, criar novas folhas, apagar ou alterar o nome de folhas existentes.

Página inicial do Google Sheets

Visibilidade sobre os ficheiros sheets que temos na Google Drive ou que foram partilhados com o nosso user por outras pessoas.

Página inicial do Google Sheets

Notificações de Auto Save

Nesta área acedemos ao histórico de versões do ficheiro em que estamos a trabalhar.

Notificações de Auto Save

Opções de colaboração

Permite acrescentar comentários aos ficheiros, apresentar através de videochamada ou partilhar com outros utilizadores. Na partilha podemos definir o nível de permissão que queremos dar: Leitor (apenas lê), Comentador (pode acrescentar comentários) ou editor (pode fazer alterações ao ficheiro.

Partilhar ficheiros

Descargas

Descarrega aqui o ficheiro de apoio à introdução ao Google Sheets
Artigo anterior Artigo seguinte
Sem comentários
Comentar
url comentário

Pesquisa Google